quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Regulação da PA e exercício

Regulação da PA e exercício

A regulação da Pressão Arterial (PA) pode ser Miogênica ou Neurogênica.

Neurogênica:
 Barorreceptores existem em todos os vasos, porém existem mais no Vaso Aorta e no Seio Carótido. Quando o fluxo sanguíneo está muito alto, estes barorreceptores são ativados. Geram estímulos elétricos (potencial de ação), para serem enviados até o centro adrenérgico (situado no Bulbo). Com isso o centro adrenérgico estimula o sistema simpático, realizando então ma bradicardia reflexa. Acontecendo então uma redução no fluxo sanguíneo, e consequentemente uma diminuição de PA.

P (Pressão)= F(fluxo) + R(Resistência)

Miogênica:
            Vasos com endotélio relaxam com a ação de Acetilcolina (ACh). Já os vasos sem, não relaxam. ACh faz o endotélio produzir o EDRF (Fator Relaxante Derivado do Endotélio), substancia que causa o relaxamento. O aumento do fluxo sanguíneo aumenta o contato no endotélio, e consequentemente o contato com ACh. Juntamente é ativado a enzima NOS que realiza a conversão de L-angina em L-citrulina + Óxido Nítrico (NO). O óxido por sua vez ativa o guanilato ciclase, que este transforma GTP em GMPc. Este GMPc que por sua vez desfosforila as cadeias de miosina, causando um relaxamento dos sarcômeros da musculatura lisa.Resultando então em uma vasodilatação.


            Pressão Arterial Sistólica (PAS) é verificada no momento de maior fluxo. Já a Pressão Arterial Diastólica é verificada no momento de menor fluxo, restando principalmente a resistência do vaso como fator fundamental para a pressão. Com o exercício temos uma vasodilatação, diminuindo a resistência do vaso. Consequentemente uma diminuição da PAD.


No exercício estático (por exemplo, força), musculatura contrai muito com uma carga muito elevada. Acaba “estrangulando” os vasos, mesmo que fisiologicamente façamos vasodilatação.


PAS x FC = DP (Duplo Produto) à MVO2 (Consumo de Oxigênio Miocárdio)

            FC aumenta muito no exercício dinâmico. Já no treinamento estático aumenta pouco (muito menor que no dinâmico). O estresse cardíaco é muito menor no exercício estático em relação com o dinâmico. Devido a uma menor FC e consequentemente um menor DP.

            Quando nos aproximamos de uma falha mecânica muscular, há um aumento de recrutamento muscular. Com isso também gera um aumento de PA (um aumento facilitado). Treinamento físico melhora a musculatura, com isso é menor o recrutamento muscular e menor estresse nos vasos. Posteriormente a PA nos exercícios irá ser menor com o passar dos treinamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário