CRIANÇA E IDOSO
CRIANÇA
- Possui uma superfície Corporal Relativa (SCR) maior que a de um adulto.
- Isso faz com que ela receba mais calor por radiação que um adulto.
- Recebe mais calor por condução e convecção porque ela tem maior composição corporal que um adulto.
- Pouca produção de suor.
- Exemplo: A criança tem mais risco de intermação quando se exercita ao ar livre pois, recebe mais calor por radiação do que o adulto, porque possui uma maior SCR. Por produzir menos suor não consegue perder muito calor por evaporação, aumentando o risco de intermação. Condução e convecção pouco interfere (valores insignificantes), pois, o ar funciona como um isolante térmico
- Na água a criança perde mais calor por convecção e condução. Exemplo: Bebê de 10 à 15min na água já “bate queixo”, senti frio.
- Déficit de O2 menor que adulto.
- EPOC menor na criança.
- Durante a realização de exercícios de exercício de alta intensidade (anaeróbico) um adulto utiliza um sistema glicolítico como fonte energética, utilizando a enzima PFK (fosfofrutoquinase) para conversão de glicose a piruvato. Uma criança de 9 anos possui níveis baixíssimos de PFK logo, utiliza-se predominantemente ATP-CPe do sistema lipolítico para obtenção de energia. Com pouca PFK, existe pouca produção de piruvato e consequentemente baixos níveis de lactato. A produção da PFK aumenta somente com a chegada da puberdade portanto, atividade anaeróbias não resultam em melhora de performance.
IDOSO
Com o passar dos anos e a chegada do
envelhecimento a pessoa tende a perder altura
e ganhar . Normalmente a redução na altura começa em torno dos 35 a 40 anos de
idade, sendo atribuída a má postura e compressão dos discos intervertebrais
dando início ao envelhecimento. A osteopenia e a osteoporose passam a estar
presentes em mulheres por volta dos seus 40 a 50 anos, em homens nos seus 50 a
60 anos.
- SARCOPENIA: perda de massa muscular.
- OSTEOPENIA: baixo níveis minerais ósseo que antecipa a osteoporose.
- Maior chance de OSTEOPOROSE pois, o envelhecimento reduz os osteoblastos que são responsáveis por levar o cálcio para o osso.
- OSTEOPOROSE: perda intensa de massa óssea acompanhada da deterioração da microarquitetura dos ossos aumentando o risco de fraturas.
- Mais chances de ATEROSCLEROSE.
RECOMENDAÇÕES
- Reforço muscular é recomendado para fortalecer músculos e ossos.
- Hidroginástica também é indicada pois, não tem impacto pra articulação que pode estar com limitações e/ou desgaste e /ou inflamações.
- O exercício melhora a função respiratória, o desenvolvimento da musculatura cardíaca, a metabolização do colesterol, a melhora na massa muscular e libera endorfina, melhora o humor.
- Até mesmo em indivíduos com idade entre 80 e 90 anos o treinamento pode ajudar a minimizar essas mudanças na composição corporal.
- Portanto, é importante o treinamento de força para frear ou inverter o processo de sarcopenia. Sendo assim, conseguem aumentar (recuperar) a massa muscular que se degenerou. E o treinamento aeróbio também é importante, pois ele retarda a queda de VO2máx do indivíduo.
- Um estilo de vida ativo parece estar associado a um aumento pequeno de longevidade e qualidade de vida.
IDOSO MAIS FELIZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário